terça-feira, 16 de agosto de 2011

Usando o PIDGIN

Hoje tivemos um encontro de formação para aprimorarmos nossas práticas com uso das ferramentas disponibilizadas pelos laptops do projeto UCA.
Revisamos as dicas contidas no tutorial do módulo 1 a respeito do uso do PIDGIN, um software que nos permite trabalhar em rede, mesmo sem o uso da internet.
É interessantíssimo. Através dele todos os membros conectados (através de uma conta pessoal) podem enviar e receber mensagens e arquivos, sem o uso da internet.
No encontro de hoje, abrimos nossas contas e nos comunicamos com as colegas. Foi , para mim, muito interessante.
Eu trabalharia com os alunos enviando a eles links como sugestões de leitura, ou de atividades postadas em um site ou blog, poderia lhes passar arquivos com as atividades que eu passaria no quadro negro, por exemplo. Seria, sem dúvida, muito mais prazeroso e instigante. Pode-se inclusive receber arquivos com trabalhos avaliativos que tenhamos pedido aos alunos. Enfim, só o que não dá é ficar inerte frente a esta ferramenta. Será um grande disperdício de oportunidades, o professor não investir no aprendizado e uso deste software.
É um grande privilégio estarmos vivenciando esta realidade.


Sugestão:
Como um dos ilustres homenageados no próximo 7 de Setembro será o gaúcho Pe. Landell de Moura, sugiro a leitura de sua biografia e , quem sabe, troca de comentários ou curiosidades entre os alunos usando o PIDGIN.  Deixo um link apenas como atalho para a pesquisa.

padre Landell de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário