domingo, 7 de agosto de 2011

Minhas experiências pedagógicas

Estou adorando participar do projeto UCA, especialmente por poder presenciar tão de perto uma realidade que me parecia pouco provável ocorrer numa escola pública : Um Computador por Aluno.
As didficuldades técnicas estão  tornando o processo muito lento e angustiante. O anseio de todos em poder usufruir dos  laptops vem  de encontro às barreiras fisicas de infraestrutura, que, como era  de se esperar, terão de ser transpostas paulatinamente, não no ritmo desejado. Isto frustra bastante.
Atualmente não tenho turma e, há 30 anos no magistério,  já estou  quase abandonando o giz. mas ainda me fascina a possibilidade de aprender e sinto-me feliz em já haver usado o blog como ferramenta  educacional ja há bastante tempo. Foram experiências muito gratificantes.Algumas podem ser conferidas nos seguintes links. Muitas postagens estão incompletas porque desativei os vídeos em respeito aos personagens (alunos) que hoje já não mais estão em contato conosco e achei mais conveniente não continuar usando suas imagens.
http://oitavaseriedoarruda.blogspot.com/
http://iraceliazeni.blogspot.com/
Com o projeto UCA aprendo a cada dia, lendo o material contido nos módulos, e minha vontade é ver todos os professores e alunos empregando todas as ferramentas que estão disponíveis nos laptops.
Achei particularmente interessantíssimo o uso do Pidgin, uma opção incrível de interatividade entre alunos e professores na sala de aula utilizando apenas o laptop, mesmo sem internet.
Também acho a webquest outra ferramenta encantadora e que merece mais atenção do que está recebendo. É um potente aliado do professor e do aluno. Sem falar nos outros recursos mais corriqueiros com os quais já estamos mais familiarizados. Realmente estamos vivendo uma situação educacional muito privilegiada. Espero que faça diferença na vida escolar de nossos alunos. Na minha está fazendo.
Visitando os blogs sugeridos no módulo II , encontrei a postagem do seguinte vídeo, que amei e sugiro sua visualização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário